O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler alemão Friedrich Merz mantiveram um diálogo telefônico nesta quinta-feira (11), com duração de aproximadamente meia hora, conforme informações divulgadas pelo Palácio do Planalto. A conversa abordou temas cruciais para a cooperação bilateral e o cenário internacional.
Um dos pontos centrais da discussão foi a COP30, que será realizada em Belém. “Ao recordar a tradicional cooperação em matéria de meio ambiente e enfrentamento da mudança do clima, o presidente Lula ressaltou a importância da COP30 em Belém para reunir compromissos climáticos ambiciosos e à altura da crise climática que o planeta vive”, informou o Planalto em nota. Merz, por sua vez, garantiu a presença de representantes alemães de alto escalão no evento.
A defesa da democracia e do multilateralismo também esteve em pauta, assim como o avanço do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Os líderes celebraram o encaminhamento do acordo para apreciação pelo Conselho Europeu, visando à criação de um mercado abrangente com mais de 700 milhões de pessoas e representando 26% do PIB global.
Embora as negociações entre os blocos tenham sido concluídas em dezembro, a aprovação do acordo ainda enfrenta desafios, incluindo resistências de setores agrícolas europeus, como o francês, que temem a competição com o agronegócio brasileiro. A aprovação requer votação no Parlamento Europeu e apoio qualificado dos governos da UE.
Para solidificar a parceria, Lula e Merz concordaram em realizar uma nova reunião de alto nível entre os países no próximo ano, dando continuidade aos encontros que vêm ocorrendo desde 2023. Adicionalmente, o presidente Lula confirmou a participação do Brasil como país homenageado na Feira Industrial de Hannover de 2026, com a previsão de instalação de cinco pavilhões e a presença de 160 empresas brasileiras.








