O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, reafirmaram o compromisso de cooperação ambiental entre os dois países em conversa telefônica nesta quinta-feira (11). O Palácio do Planalto informou que a ligação, com duração de cerca de meia hora, focou em temas cruciais para o futuro do planeta.
Lula destacou a importância da COP30, que será realizada em Belém, para consolidar compromissos climáticos ambiciosos. Segundo nota do Planalto, o presidente ressaltou a necessidade de ações à altura da crise climática global. Em resposta, o chanceler Merz garantiu a presença de representantes alemães de alto nível na conferência.
A conversa também abordou o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, com ambos os líderes celebrando o encaminhamento para apreciação pelo Conselho Europeu. A expectativa é que a assinatura do acordo ocorra ainda este ano, criando um mercado abrangente com mais de 700 milhões de pessoas e representando 26% do PIB global.
O acordo, negociado por cerca de 25 anos, ainda enfrenta desafios para aprovação, especialmente resistências de setores agrícolas europeus, como o francês. “Não há garantia de aprovação em nenhum dos casos”, aponta a Agência Brasil, ressaltando a complexidade do cenário político e econômico envolvido.
Por fim, Lula e Merz concordaram em realizar uma nova reunião de alto nível entre os dois países no próximo ano, dando continuidade às discussões iniciadas em 2023. Lula confirmou também a participação do Brasil como país homenageado na Feira Industrial de Hannover em 2026, evento que contará com a presença de diversas empresas brasileiras.








